sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

I Am Legend

Estava mesmo à espera que as nossas cómicas traduções de nomes dos filmes transformassem este num: "EU SOU A LEGENDA!"
Mas não tive sorte...

Na sequência do velhinho The Last Man on Earth de 1964 e The Omega Man de 1971, respectivamente com as estrelas da altura: Vincent Price e Charlton Heston; temos agora I Am Legend, mais uma tentativa de passar a novela de Richard Matheson para o grande ecrã - e com nada mais, nada menos, que o homem que já enfrentou aliens e robots a torto e a direito: Will Smith.

Vou contar-vos um segredo... há poucos dias aproveitei para ver o Omega Man - isto de não ter séries para ver obriga a rebuscar os filmes "antigos" - e é impressionante como as coisas mudam:
longos planos "à Manoel de Oliveira", e cenas "secantes"... bem... de certeza que os filmes actuais dão muito mais trabalho na fase de edição. No entanto, isso até ajudava a demonstrar o desespero e a "loucura" de um homem sozinho no mundo de forma mais equilibrada do que acontece neste novo remake.

Neste novo filme, quase que podemos considerar duas fases distintas: a fase normal, e a fase anormal. E mesmo eu tendo visto muitos episódios de Criminal Minds para saber que basta um evento "stressante" para fazer alguem passar-se da cabeça - aqui isso está demasiado exagerado.

Até a ideia de um "mastermind" da parte dos monstros... é um bocado... como dizê-lo... artístico demais? Nos filmes anteriores até isso estava melhor explicado - e fazia sentido.

Mas o que se quer agora é acção, e não explicações. E nesse aspecto o filme cumpre, conseguindo criar um ambiente claustrofóbico numa imensa cidade deserta. E até os mais "veteranos" não deixarão de dar um ou dois saltos na cadeira.

Conclusão: gostei, mas fica-se com a sensação de que falta ali algo pelo meio.

E assim deixamos 2007 e passamos para 2008 - boas entradas para todos! :)

8 comentários:

  1. eu gostei de ver o filme, mas quando este chegou ao fim e recapitulei, confesso que me soube a muito pouco. NYC está linda e Will Smith excelente, mas os infectados são o CGI mais fatela possível. n vi as versões antigas (do Charlton já me basta o Planeta dos Macacos) e até gostava de ler o livro.

    gostei do Constantine, mas padecia do mesmo problema: quando se recorria ao CGI... fatela !!!!

    ResponderEliminar
  2. [Spoiler Alert]
    No do Charlton Heston, não havia "monstros". Basicamente eram pessoas infectadas, mas que mantinham a capacidade de raciocionar, embora totalmente fanáticos.
    Mas sempre é melhor isso do que ter estes "bichos", dos quais um emerge do nada com inteligência suficiente para montar armadilhas.

    Mas isso dos CGI acaba por ser um dos problemas recorrentes da actualidade - com a mania de quererem mostrar tudo, muitas das vezes estraga-se todo o efeito.

    Ainda me lembro de inúmeros filmes antigos, que - por não haver possibilidade de mostrar - ficava-se aterrorizado só com o suspense.

    Também o Legion funciona bem enquanto se mantem todo esse ambiente de "não ver nada" - quando começa a mostrar demais, descamba para o "normal" filme de acção com bicharada à mistura.

    ResponderEliminar
  3. Achei o filme uma valente treta. E tudo devido a falhas que não se entendem.

    Eis um bom exemplo:

    Logo no inicio do filme, o will smeath corre a cidade com a cadela num carro desportivo vermelho que não me atrevo a identificar. Numa das curvas que dá é visivel que ele chega a um cruzamento onde se encontram diversos carros blindados do exercito, devidamente armados.

    Mais tarde, devido à morte da cadela, ele entra num estado de desespero em que resolve confrontar os humanos genéticamente alterados. Mas usa uma arma? Usa um dos carros blindados disponiveis? Não... Usa um jipe. É caso para dizer: "Porreiro pá, porreiro!"

    E veados??? De onde vieram eles?? E nessas quantidades?

    E o porta aviões? Com um blackbird em cima??? Para começar estranho que o porta aviões tenha ficado ali parado e não tenha sido levado para o alto mar, mas pior parece-me o SR-71 Blackbird ali em cima. Sinceramente desconheço que esse bombardeiro seja capaz de aterrar ou levantar de um porta-aviões.

    ResponderEliminar
  4. Bem, parece que o smith vai ficar como smeath... Sorry

    ResponderEliminar
  5. Retiro o que disse sobre o blackbird

    O google maps provou-me o contrário

    http://maps.google.com/?ie=UTF8&z=19&ll=40.764456,-74.00002&spn=0.000892,0.002682&t=k&om=1

    ResponderEliminar
  6. para o mário ferreira:

    o porta-aviões de onde will joga golf é um museu do exército, patente em todos os guias turísticos de NYC. chama-se intrepid, como se podia ler no casco. eu já lá estive dentro e em cima. tinham um stealth lindo, enorme, mas do blackbird não me lembro. o convés tinha em exposição para cima de uma dezena de caças e helicópteros, com placas descritivas e tudo. não me admira, por isso, que o porta-aviões não funcione numa situação de emergência, nem que os caças não tenham sequer combustível, para não darem cabo da exposição permanente num acidente explosivo.

    ResponderEliminar
  7. para o mário ferreira:

    Os veados e leões podem muito bem ter escapado de um Zoo, ao estilo de Pride of Baghdad.

    E no facto dele nao ter levado os veículos blindados em vez do jipe, bom, como bem dizes, o homem estava em desespero e queria praticamente suicidar-se.

    ResponderEliminar
  8. É só gente viajada. :)

    Confirmo, que o porta aviões é um "museu" da marinha, e pode ver-se muitos outros avioes lá expostos.
    Os animais, pode assumir-se que fugiram do Zoo - uma vez que não haveria outra hipótese de haver leões nos EUA.

    Mas como dizes, para um militar que estava há 3 anos naquele ambiente, obviamente que poderia ter um blindado qualquer, carregado de farois UV para poder dar luta à noite, para nao falar de aparelhos de visão nocturna, etc.

    E o facto de os "bichos" terem andado 3 anos a pastar, e só agora terem inteligência para lhe tirar a tosse...

    É como dizia, faltam ali algumas (muitas) cenas pelo meio...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails